Projeto muda rodoviária da Barra Funda para a Lapa

Mudar a rodoviária da Barra Funda para a Lapa (ambos bairros da zona oeste), melhorar a paisagem nas áreas próximas ao parque da Independência e transferir empresas da Mooca para a região da avenida Jacu-Pêssego (ambas na zona leste). Essas são algumas das propostas incluídas pela prefeitura no projeto de implantação de três novas operações urbanas na cidade.

O documento com as diretrizes da prefeitura para as operações Urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu foi divulgado ontem.

Entre as diretrizes está a derrubada do elevado Costa e Silva (o Minhocão), anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) em maio deste ano.

Para viabilizar a demolição do Minhocão, será construído um túnel de 12 km, por onde passará a linha férrea entre as estações Lapa e Brás (zona leste). No lugar da ferrovia será construída uma nova avenida, larga, arborizada, com ciclovias e áreas de lazer, que servirá de alternativa viária ao Minhocão.





Como a linha do trem será “enterrada”, no lugar da rodoviária da Barra Funda poderia ficar apenas uma estação de trem e/ou metrô. A nova rodoviária seria subterrânea, construída no atual pátio de trens da Lapa. Com a demolição da rodoviária, seria feito um parque linear entre o Memorial da América Latina e a marginal Tietê.

Na zona leste, a ideia é transformar o pátio do Pari, onde é realizada a “feirinha da madrugada”, em um terminal urbano de ônibus, que poderia substituir o terminal do Parque Dom Pedro, que também será reformado.

Na Mooca, a proposta é construir mais moradias na região hoje ocupada por galpões industriais. As empresas receberão incentivos para se transferirem para o extremo leste. De acordo com a prefeitura, os projetos são “de longo prazo”.

A próxima etapa é a abertura de uma licitação para contratar os escritórios de arquitetura, que terão seis meses para fazer os projetos.

Fonte: Folha de S. Paulo





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