Praça da Lapa ganha Ponto de Entrega Voluntária de material reciclável

Moradores do bairro Lapa, na Zona Oeste de SP, acostumados com o trabalho de coleta seletiva realizado pela ONG Reciclázaro, que funcionava nos fundos da Paróquia São João de Maria Vianney e teve de ser desativado, agora já podem contar com um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) no local.

Instalado desde terça-feira na praça Cornélia, o novo PEV receberá materiais recicláveis como garrafas PET, latinhas de refrigerante, papéis, vidros, entre outros. Óleo de cozinha usado também poderá ser deixado no local.

A cooperativa Cooperação é responsável pela coleta, separação e destinação desses materiais para reciclagem. Embora o contêiner apresente divisões por tipo de material, após a coleta é preciso fazer nova seleção, tarefa executada pelos cooperados, que atuam na coleta seletiva. O que o PEV realiza é uma pré-seleção, que facilita o trabalho seguinte. Os PEVs têm capacidade para receber até 1 tonelada de material reciclável.





Além da praça Cornélia, a Subprefeitura da Lapa disponibiliza atualmente mais dois PEVs. Um deles está localizado no estacionamento da subprefeitura, próximo da Praça de Atendimento, e o outro no Clube Escola Lapa – Pelezão, desde 2008.

Os pontos de entrega foram instalados por meio de um convênio com a BR 10, empresa conveniada com a Prefeitura de São Paulo, que presta assessoria para a implantação de pontos de coleta seletiva e gerencia a destinação final desses resíduos sólidos. A coleta nos PEVs é  feita três vezes por semana ou sempre que houver necessidade. No PEV do Pelezão, por exemplo, a média de material coletado por mês é de quatro toneladas.

Na região da Lapa, as cooperativas de reciclagem autorizadas pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) são Cooperação, Cooper Vivabem e Cooperativa Mofarrej.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário