Praça adotada na Lapa é exemplo de parceria bem-sucedida

Localizada na região da Lapa, Zona Oeste, a praça Sebastião Jayme Pinto é exemplo de uma parceria bem-sucedida entre o poder público e a iniciativa privada na cidade de São Paulo. Situada entre as avenidas Ermano Marchetti e Engenheiro Aubertin e a rua Belchior Carneiro, essa área verde foi adotada em março de 2010 por uma empresa privada, por meio de Termo de Cooperação.

Com cerca de 3.800m², a praça já recebeu mutirões de limpeza e ações de paisagismo, como pintura de bancos e mesas, plantio de flores e árvores frutíferas, instalação de cestos de lixo, implantação de pista de Cooper. O espaço público conta ainda com iniciativas de envolvimento da população local para melhorar o aproveitamento e a conservação da área, entre outras ações.

Segundo Cléber Musselli, da área de responsabilidade social da Teleperformance Brasil, empresa mantenedora do local, as ações promovidas na praça envolvem também o voluntariado dos próprios empregados da companhia. Trata-se de outro ponto positivo, pois ajuda a desenvolver a consciência ambiental e o senso de responsabilidade sobre a conservação dos espaços públicos.





“O objetivo da iniciativa é estimular nos colaboradores a atuação em ações de responsabilidade ambiental, através de programas ambientais e de voluntariado da empresa, incentivando-os na preservação do meio ambiente e dos espaços públicos, além de proporcionar à comunidade local e colaboradores maior qualidade de vida, bem-estar, segurança e conscientização ambiental”, explica Musselli.

Para adotar uma praça

Qualquer cidadão, empresa ou instituição de São Paulo pode adotar uma área verde e se tornar responsável pela revitalização e manutenção do local durante o prazo mínimo de um ano e máximo de três anos.

Para isso, basta firmar um Termo de Cooperação, instrumento que ajuda a subprefeitura a manter as 317 áreas verdes da região da Lapa, que totalizam 1,5 milhão de metros quadrados.

Como contrapartida, o cooperante pode divulgar mensagem de cooperação, ou o nome da empresa, na área adotada, respeitando algumas especificações, como as limitações impostas pela Lei Cidade Limpa.

Para mais informações sobre a adoção de áreas públicas na região da Lapa, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail vadami@prefeitura.sp.gov.br, ou pelo telefone 3396-7573.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário