Mutirão de vistoria dá agilidade para poda e remoção de árvores na Lapa

A Subprefeitura da Lapa promove um mutirão de vistoria prévia de árvores, em parceria com a Assessoria Técnica de Obras e Serviços (Atos), da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Adotada desde fevereiro, a medida servirá para reduzir o número de solicitações pendentes relacionadas com a poda e a remoção de árvores, feitas pelos cidadãos da região atendida pela Subprefeitura.

Denominada de Força-Tarefa, a iniciativa conta com 12 engenheiros-agrônomos da Atos, além dos engenheiros de mesma qualificação integrantes da equipe da Supervisão Técnica de Limpeza Pública – Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Lapa. A previsão é que o mutirão seja encerrado entre julho e agosto deste ano.

O primeiro passo desse trabalho foi realizar um levantamento do volume de pedidos encaminhados ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ainda pendentes, eliminando as solicitações em duplicidade cadastradas no sistema.

As informações obtidas serviram de base para a elaboração de roteiros que orientam o trabalho das equipes, que vão a campo diariamente com uma relação de endereços para a realização das vistorias prévias. Para tornar a informação mais acessível internamente, todas as solicitações, até mesmo as novas, estão sendo cadastradas em um banco de dados, o que facilita a gestão das solicitações e o repasse das informações aos cidadãos interessados.





Outra vantagem do mutirão é que as informações provenientes dessas vistorias serão cadastradas também no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (Sisgau), do Programa Identidade Verde, que realiza um mapeamento detalhado das plantas da região e acompanha sua evolução. Isso possibilita  agir preventivamente, aplicando os tratamentos necessários para que as árvores permaneçam saudáveis, o que diminui os riscos de queda e os transtornos à população.

“Diante do número de solicitações pendentes e da urgência em atendê-las, o subprefeito se reuniu com o secretário e nasceu a Força-Tarefa, medida que, além de organizar as demandas, agiliza o cuidado com as áreas verdes, pois a região da Subprefeitura Lapa é uma das mais densas da Cidade em arborização”, explica o engenheiro-agrônomo Rafael Golin Galvão, da assessoria técnica.

No mês de março, foram cadastradas no banco de dados 4.325 solicitações, das quais 1.582 encaminhadas para a vistoria, enquanto outras 2.743 aguardam para ser vistoriadas. Foram encontrados no sistema 394 pedidos em duplicidade e 27  árvores identificadas com necessidade de remoção emergencial.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário