Lapa: Pelezão participa de atividade escoteira mundial

Neste final de semana, o Centro Esportivo Lapa (Pelezão) será sede de mais uma atividade do Grupo Escoteiro Quarupe. A partir das 21h de sexta-feira (18 de outubro), acontece o Jamboree On The Air (JOTA), evento anual em que escoteiros de todo o mundo fazem contato uns com os outros através de estações de radioamador.

“O uso da tecnologia dos radioamadores oferece uma dimensão educativa extra para os escoteiros. Muitos aproveitam essa grande oportunidade para descobrir o mundo da radiocomunicação sem fio e da eletrônica”, explica Daniel Galdino, chefe escoteiro do Quarupe. De dia, são esperadas cerca de 120 pessoas. Para o período noturno, o Quarupe estima que 50 escoteiros estejam presentes no Pelezão.





Durante este período, as estações brasileiras competem entre si. O Grupo Quarupe foi campeão regional em 1998 e ficou na primeira colocação em nível nacional em 1999. Milhares de radioamadores voluntários ajudam os escoteiros no fim de semana do JOTA.

A operação da base do Grupo Escoteiro Quarupe começa no sábado, às 08h30, e vai até as 18 horas do domingo. Cerca de 500 mil escoteiros do mundo inteiro participam do evento.

Escotismo

O escotismo foi fundado em 1907 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell com o objetivo de transformar os participantes em cidadãos exemplares. A atividade chegou ao Brasil em 1910. Nesse mesmo ano, as garotas ganharam o direito de serem escoteiras através da organização das Bandeirantes. Em 1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil. Segundo as últimas estimativas, a atividade congrega atualmente cerca de 29 milhões de pessoas ao redor do mundo.





Deixe seu comentário