Em cartaz na Lapa, espetáculo Rabbit explora a entrada na vida adulta

A atriz Julia Ianina pesquisava sobre a nova dramaturgia quando se deparou com uma matéria a respeito da inglesa Nina Raine. Ao ler sobre o trabalho da dramaturga, conheceu sua primeira peça, “Rabbit”, escrita em 2006. “O texto me encantou pela possibilidade de falar sobre personagens da minha idade, pela qualidade dos diálogos e por tratar de questões contemporâneas”, conta Ianina, que logo apresentou o texto para a Companhia Delas de Teatro. A partir do dia 5 de outubro, o espetáculo inicia temporada popular no Teatro Cacilda Becker, com ingressos a R$ 10.

Na montagem do grupo, a história se passa na área VIP de uma balada noturna. A personagem central, Bella, comemora seu 29º aniversário com amigos. Embora esteja em um ambiente de descontração, ela precisa lidar com um fato conflitante: o pai, vítima de câncer, está em estado terminal no hospital.





O texto, traduzido por Ricardo Estevam, que também está no elenco, procura manter a fluência da obra original. Em junho deste ano, a autora esteve no Brasil e participou de um ensaio aberto seguido por um debate. Julia conta que as poucas alterações feitas foram sugeridas pela própria dramaturga. Raine também se mostrou surpresa com a concepção que o diretor Eric Lenate trouxe para o texto dela, ao levar o ambiente do aniversário para uma sala VIP lúdica, com piscina de bolinhas e gira-gira. A escolha do espaço busca reforçar, poeticamente, uma das questões centrais do texto, que é a entrada na vida adulta.

O espetáculo investiga a experiência e a carga emocional de se tornar adulto nos anos 2000, mostrando a maneira como o jovem, nessa fase de transição, lida com a vida, a morte e com suas ambições. Portanto, há uma proximidade evidente dos personagens com a realidade dos atores em cena.

Para Julia, a identificação com as nuances de cada personagem é possível em diferentes momentos da peça. “Nas entrelinhas do que é dito, estão questões que dizem respeito a nós e ao nosso tempo. Não se trata de passar uma mensagem pronta, mas sim de fazer uma reflexão sobre o nosso tempo do ponto de vista de pessoas como nós.”

Serviço:
 Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste de SP. Tel. 3864-4513. De 5/10 a 11/11. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10. | +14 anos.
Ingressos: ingressorapido.com.br/prefeitura

Fonte: Prefeitura de SP





Deixe seu comentário