Início

 

MERCADO MUNICIPAL DA LAPA – Mercado da Lapa

O Mercado Municipal da Lapa foi idealizado pelo vereador Iapeano Ermano Marchetti, projetado e construído pela Prefeitura do Município de São Paulo, conforme lei 4.162 de 28.12.1951.

Mercado da LapaO prédio de forma triangular foi considerado na época um dos mais modernos e recebeu elogios de engenheiros de outros países da América Latina.

Com uma área construída de 4.840 m², foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1954, ano em que se comemorava o 4° centenário de São Paulo, justamente no dia do falecimento do então Presidente Getúlio Vargas, sendo que o mercado só permaneceu com suas portas abertas ao público até às 10h da manhã, devido ao luto oficial, não houve os fogos de artifícios planejados.

Só havia 40 boxes prontos dos 160 planejados, a maior parte deles ocupados por comerciantes de um extinto mercadinho da Rua Clélia, quase todos imigrantes recém-chegados da Europa, principalmente da Itália. Os primeiros clientes a aparecerem no Mercado foram os fiéis imigrantes europeus, os quais encontravam grande parte dos produtos vindos da terra natal. Eram vinhos, uísques, bacalhau, peixes chepolinas e funghis italianos e azeites.

O Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, nomeado também e famoso como Mercado Municipal da Lapa, ganhou apelidos ao passar dos anos, alguns chamavam apenas Mercado da Lapa e outros aderiram o Mercadão da Lapa. O Mercado da Lapa é um ponto turístico a longos anos e esse foi um dos motivos para começarem a chama-lo de Mercadão, sendo assim uma forma de diferencia-lo dos mercados regulares.

Mercado Municipal Rinaldo Rivetti

O Decreto 17.807 de 01.02.82, alterou o nome oficial do Mercado para Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, assinado pelo então Prefeito Reynaldo de Barros. A decisão foi justificada como reconhecimento público ao “Cidadão Exemplar”. Rinaldo sempre foi reconhecido por participar de campanhas sociais como uma que impedia o fechamento do Hospital Fogo Selvagem, foi proprietário de um box desde a inauguração do Mercado.

Mercadão da Lapa – Peixes a Ervas

O Mercado da Lapa é famoso por suas peixarias que vendem um extensa variedade de frutos do mar, mariscos e peixes. As lojas de produtos naturais são sempre abastecidas com o melhor a oferecer, grãos, farinhas, pães, barras de cereais e tudo que há no mundo natural.

A procura por ervas e temperos no Mercadão da Lapa também é grande, e o cliente sai satisfeito com a variedade oferecida nos boxes. Mas ao contrário do que pensam, o Mercado Municipal da Lapa não oferece apenas alimentos, é possível encontrar pet shops, artigos para festas, tabacarias, floriculturas, artigos para pesca e jardinagem e outros diversos serviços e produtos.

Antes do Mercado Municipal da Lapa

Até o final do século 19 o bairro da a Lapa não era ainda considerado parte da cidade de São Paulo. Era apenas uma região afastada, com sítios e chácaras, e povoada por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para construir a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1925 é que a Lapa passou a constar oficialmente nos mapas da cidade, ganhando o status de zona urbana.

São Paulo foi crescendo e a expansão comercial do bairro também. O Mercado da Lapa foi construído na década de 1950. Segundo o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, foi um dos primeiros mercados municipais de bairro com edifício projetado especialmente para a função. Casas e terrenos que existiam no local foram desapropriados para a realização da obra, que foi considerada de utilidade pública pela prefeitura.

As obras começaram em dezembro de 1951. O novo mercado da Lapa custou à Prefeitura perto de 10 milhões de cruzeiros, sendo gastos na construção 8 mil sacos de cimento e 160 toneladas de ferro. As maiores dificuldades encontradas pela Municipalidade na execução dessa obra de grande interesse público partiram dos proprietários dos terrenos e casas situados nas imediações e que tiveram de ser desapropriados. Poucos dias depois de completar 55 anos de existência, o mercado foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico ( Conpresp ), no dia 16 de Setembro de 2009.

Horário de Funcionamento Mercado da Lapa

  • Segunda à Sexta das 8h às 19h
  • Sábado das 8h às 18h

Como chegar ao Mercadão da Lapa


Estações mais próximas:
Lapa ( CPTM – 7 Rubi )
Lapa ( CPTM – 8 Diamante )

 

Clique aqui para calcular a melhor rota de ônibus
para chegar até o Mercadão da Lapa.

 

 


Pretende ir de carro? O Mercado da Lapa conta com um
estacionamento na frente de sua entrada, debaixo do viaduto.
Os valores variam conforme o tempo estacionado.