Espaço de Leitura Cecília Meireles na Lapa

Espaço de Leitura Cecília Meireles na Lapa

O Espaço de Leitura Cecília Meireles na Lapa , parte integrante do Centro de Memória e Convivio da Lapa, criado no início de 2008, está localizado nas dependências da antiga Biblioteca Cecília Meireles.

A Biblioteca foi criada pela Lei Municipal nº 3.853 de 18 de março de 1950, porém sua inauguração só ocorreu em 7 de setembro de 1956, em cerimônia transmitida por rádio do Gabinete do prefeito, Doutor Wladimir de Toledo Pizza. Denominada primeiramente como Biblioteca Infantil de Vila Romana, passou a ser chamada Biblioteca Infanto-Juvenil de Vila Romana, e com o Decreto nº 22.555 de 6 de agosto de 1986, do prefeito Jânio Quadros, passou a Biblioteca Infanto-Juvenil Cecília Meireles. Na solenidade de inauguração participaram muitos moradores do bairro da Lapa, tanto adultos como crianças.

Na época de sua abertura a biblioteca contava com espaços para jogos e revistas, pintura, cerâmica, modelagem e mais tarde, sob a responsabilidade de Júlia Guida Gil, foi criado o teatro de fantoches. A "Hora do Conto" era uma das atividades muito apreciada pelos freqüentadores assim como palestras alusivas às datas históricas, como a Proclamação da República e a Fundação da Cidade de São Paulo.

Dados referentes ao acervo só aparecem em relatório de 1970, num total geral de 5742 volumes, sendo que na época a procura maior eram as obras de Monteiro Lobato, coleção "Menina Moça", Walt Disney e livros de Condessa Ségur, para crianças entre 9 e 12 anos.

Em dezembro de 1957 foi realizado o primeiro empréstimo de livro, marcando o início do funcionamento da Sala Circulante. Em meados da década de 1960 a Sala de Pesquisa começou a ser mais procurada pelos estudantes. Em 1982, com a criação do projeto PABIE - Projeto Atividades Biblioteca Infantil-Escola, a biblioteca passou a ter um maior contato com as escolas estimulando mais atividades com os alunos. A biblioteca passou por várias reformas, sendo que a primeira ocorreu em 1966, porém em fevereiro de 1967, uma chuva causou uma inundação onde foram perdidos 500 livros. A segunda reforma ocorreu em 1985, e incluiu a revisão geral das instalações e remodelação do espaço. Nesta fase o atendimento foi transferido para o Centro Esportivo "Edson Arantes do Nascimento".

O programa "Escritor Brasileiro"(1990), possibilitou a unidade receber vários escritores, como Lia Campos Ferreira, Maria Lúcia Sampaio Góes, Luiz Camargo e entre outros. O projeto "Leitor Infinito" iniciao também em 1990, oferecia oficinas de leitura e poesias com a orientação das contadoras de história.

O Espaço de Leitura Cecília Meireles - Lapa , dispõe de um acervo de livros constituído de obras de referência, didáticos, paradidáticos e de literatura infantil e juvenil. Dispõe ainda de um acervo multimídia composto por cd-rom, vídeo, dvd e outros.

Espaço de Leitura Cecília Meireles - Lapa
Endereço: Rua Araçatuba, 522 - Bairro Lapa - São Paulo
(11) 3834-0004


Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br




  Sobre o EncontraLapa
Fale com EncontraLapa
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Lapa no Facebook siga o Encontra Lapa no Twitter Encontra Lapa no Google+


Termos EncontraLapa | Privacidade EncontraLapa