Vigias da Lapa serão cadastrados pela Polícia Civil

Depois de cadastrar cerca de 500 vigilantes de rua nos Jardins, zona sul, e no Tatuapé, zona leste, nos últimos três meses, o Departamento de Identificação e Registros Diversos (Dird) da Polícia Civil vai fazer uma ronda em mais quatro regiões da cidade, a partir da segunda-feira, para intimar outros profissionais da categoria. Segundo o delegado Aldo Galiano Jr., diretor do Dird, a meta é cadastrar em um ano os cerca de 6 mil vigias autônomos que trabalham na capital paulista. “Os moradores precisam saber quem são as pessoas que fazem a segurança de suas ruas”, disse.

Os bairros que serão visitados pelo Dird na segunda semana de julho são Ibirapuera e Brooklin, ambos na zona sul, Vila Carrão, na zona leste, e Lapa, na zona oeste. “A gente está intimando os vigias para cadastrá-los porque até agora somente 60 compareceram espontaneamente no Dird”, afirmou o delegado. Durante a ronda, a polícia encontrou um foragido da Justiça trabalhando como vigilante de rua nos Jardins. “Ele estava condenado por quatro homicídios na Bahia”, informou Galiano Jr.





A ordem para cadastrar os vigias foi dada pelo delegado-geral, Marcos Carneiro, em 8 de fevereiro, um dia depois de ladrões invadirem a casa do ex-secretário da Segurança Pública e atual secretário dos Transportes e Logística, Saulo de Castro Abreu Filho, e mantê-lo refém com a família. Na ocasião, Carneiro disse também que seria criado um curso para a formação de vigilantes na Academia da Polícia Civil.

Curso

Cinco meses depois, o curso ainda não está disponível e não há previsão de quando irá começar. “O conteúdo programático ainda será definido para a avaliação do delegado-geral”, disse o diretor do Dird. Nas aulas, os vigias deverão aprender procedimentos de segurança e como acionar a polícia rapidamente ao ver veículos suspeitos transitando nas ruas.

Ao se cadastrar no Dird, o vigia precisa comprovar que tem residência fixa e apresentar os documentos pessoais. A polícia irá verificar se ele tem antecedentes criminais. Feito o cadastro, o vigilante receberá uma carteirinha com nome e foto. Após o cadastro de todos os seguranças de rua, a polícia irá fiscalizar a situação deles.

Fonte: Jornal da Tarde





Deixe seu comentário