Furto de veículos na Lapa é três vezes a média de SP

A quantidade de veículos furtados na região do bairro Lapa, zona oeste de São Paulo, representa três vezes a da média registra na cidade, segundo estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública na sexta-feira (25).

De acordo com as informações, o 7º DP registrou 1.312 casos de furto de veículos entre janeiro e outubro deste ano. Na cidade, considerando as 93 delegacias, a média foi de 391 no mesmo período.

Outras regiões campeãs de furtos de carros são o bairro de Perdizes e o bairro de Pinheiros, também na zona oeste. Em Perdizes, o 23º DP registrou 1.074 casos até outubro, enquanto o 23º DP, em Pinheiros, anotou 1.009.

Juntas, as três regiões representam pouco mais de 10% do total de ocorrências do tipo na cidade –36.383. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) registra uma frota de 7,1 milhões de veículos na capital paulista, mas a quantidade efetivamente em circulação é de cerca de 5 milhões.





Especialistas em segurança afirmam que os bairros concentram os furtos porque reúnem prédios residenciais de classe média, onde os visitantes e até moradores costumam estacionar na rua. Por definição, o furto ocorre quando o criminoso leva algum bem sem ameaçar a vítima.

Já os roubos de veículos, que envolvem ameaça ao motorista, geralmente são maiores nas regiões mais periféricas. Segundo as estatísticas, a região campeã nos roubos é São Mateus, na zona leste, com 1.048 casos. O índice é mais de duas vezes o da média da cidade, de 354 casos.

ÁREAS DE PREOCUPAÇÃO

LAPA
Av. São Gualter
Rua Pio 11
Rua Cerro Corá

PERDIZES
Rua Apinajés
Rua Monte Alegre

PINHEIROS
Rua Wisard
Rua Aspicuelta

Fonte: Folha.com





Deixe seu comentário